HIDE

Últimas notícias

latest

Jardim Botânico de Brasília: Um ano de conquistas e avanços na preservação do Cerrado

Ao longo de 2024, o Jardim Botânico de Brasília (JBB) investiu em modernização, manutenção da coleção de plantas e na promoção de pesquisa, ...


Ao longo de 2024, o Jardim Botânico de Brasília (JBB) investiu em modernização, manutenção da coleção de plantas e na promoção de pesquisa, educação ambiental e lazer voltados à conservação do Cerrado. Um dos marcos do ano foi a implementação do pagamento via Pix, que reduziu filas e agilizou a entrada de visitantes.

A administração do parque também renovou o paisagismo da entrada principal e modernizou o sistema de irrigação, além das redes elétrica e hídrica nas áreas de visitação. Na Estação Ecológica, a segurança foi reforçada com 1.200 metros de cercamento, protegendo o espaço contra invasões que poderiam ameaçar a preservação do bioma.

Ciência e pesquisa

Foram realizadas seis publicações na Heringeriana, a revista científica do JBB, abordando temas como a distribuição de algas do gênero Chara e o potencial paisagístico da Chamaecrista desvauxii, planta nativa do Cerrado conhecida popularmente como escorpião-azul.

Em comemoração aos 39 anos, o JBB promoveu exposições culturais, trilhas educativas, palestras sobre paisagismo e workshops de tintura com plantas do Cerrado. Durante a Semana do Cerrado, foi lançado o Guia de Aves do Jardim Botânico de Brasília, resultado da parceria entre a equipe técnica e o projeto de ciência cidadã.

Na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o parque participou com um estande sobre Lendas do Cerrado. Já no 74º Congresso Nacional de Botânica, foram apresentadas pesquisas com ênfase na biodiversidade do Cerrado.

Além disso, o Jardim Botânico produziu 51.966 mudas nativas, superando as metas e contribuindo para projetos de reflorestamento tanto no parque quanto em todo o Distrito Federal.

Parcerias internacionais

Na Alameda das Nações, foram inaugurados os jardins da Finlândia e do Equador, em colaboração com as respectivas embaixadas e a Secretaria de Relações Internacionais (Serinter-DF).

Com o objetivo de conhecer e explorar o Cerrado, o jardim recebeu visitas ilustres, como a da rainha Mary Donaldson, da Dinamarca, e da diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Inger Andersen.

Fonte: Agência Brasília