Na próxima quarta-feira (16), o Centro Olímpico de São Sebastião receberá o Torneio Amigos do Goalball, esporte voltando para atletas com de...
Na próxima quarta-feira (16), o Centro Olímpico de São Sebastião receberá o Torneio Amigos do Goalball, esporte voltando para atletas com deficiência visual.
A competição contará com 09 jogos. Dois grupos com 3 equipes, onde jogará todos contra todos dentro do grupo. Classificando as duas melhores de cada grupo para a semi final, posteriormente as equipes que ganharem se enfrentarão na grande final. A entrada é gratuita.
O projeto beneficiará adolescentes, jovens e adultos a partir de 14 anos, que têm baixa visão ou estejam dentro dos critérios da classificação visual esportiva e que residem no Distrito Federal ou no Entorno. A modalidade por ser praticada em ambiente fechado e sem exposição ao sol, também é indicada para pessoas albinas com limitação visual.
O Instituto Jardins Mangueiral (IJMELC-DF) é que promove o torneio por emenda parlamentar do deputado distrital Martins Machado. A emenda vai custear a equipe prestadora de serviços, Staff, coordenador financeiro, coordenador geral, assistente administrativo e equipe de arbitragem. Além disso, materiais esportivos, equipamentos de proteção masculino e feminino, óculos específicos para a modalidade, bola de goalball, cone, premiação para os campeões e vice além do jogo de uniforme. E o evento tem o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL).
TERMO DE FOMENTO No 90/2024, QUE ENTRE SI CELEBRAM O DISTRITO FEDERAL, POR MEIO DA SECRETARIA DE ESTADO DE ESPORTE E LAZER E A ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL INSTITUTO JARDINS MANGUEIRAL ESPORTE LAZER E CULTURA-IJMELC.
O Projeto Goalball em São Sebastião é de inclusão social tendo o esporte como veículo para a educação, onde a sua prática implica a absorção de valores fundamentais como respeito ao próximo, regras de civilidade e convivência, disciplina e muitos outros.
O esporte
Goalball, ou golbol, não é um esporte adaptado e sim criado para pessoas cegas. Surgiu como uma forma de reabilitação logo após a Segunda Guerra Mundial, quando havia vários veteranos atingidos na área dos olhos.
O objetivo é acertar a bola no gol adversário utilizando as mãos. A prática é baseada nas percepções de tato e audição, sendo, portanto, importante que não haja muito barulho durante a partida. São duas equipes, com três jogadores cada uma.Da Redação