Mais 171 linhas de ônibus do transporte público coletivo deixam de aceitar pagamento em dinheiro a partir da próxima segunda-feira (14), por...
Mais 171 linhas de ônibus do transporte público coletivo deixam de aceitar pagamento em dinheiro a partir da próxima segunda-feira (14), por determinação da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF). Desta vez, 54 linhas da Piracicabana, 30 da Pioneira, 46 da Urbi, 17 da Marechal e outras 24 da BsBus vão entrar no programa Dinheiro Não Vai Mais Andar de Ônibus.
Com isso, 433 linhas das 933 do sistema passam a aceitar o pagamento somente por cartões bancários (débito ou crédito) e de transporte (Mobilidade e Vale-Transporte) e por bilhete avulso (QR Code). Os cartões de gratuidades (Estudantil, PCDs e Sênior) também continuam sendo aceitos.
“Com a adesão dessas 171 linhas ao programa, em 46% do sistema passa-se a ter acesso somente por meios eletrônicos. Atualmente, mais de 87% dos embarques já estão sendo feitos por esses meios, e a previsão é que, até o final do ano, todas as linhas sejam contempladas no programa”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
O sistema de pagamento de passagens totalmente eletrônico está sendo implantado de forma gradual desde 1º de julho, quando 52 linhas deixaram de aceitar pagamento em espécie; em 15 de agosto foram 99; e em 12 de setembro outras 111. A medida visa modernizar o sistema de transporte, além de garantir mais segurança e transparência tanto aos usuários quanto aos prestadores de serviços.
Para recarregar, bem como solicitar um cartão de bilhetagem, os usuários dispõem de mais de 140 postos de atendimento que aceitam o pagamento em dinheiro em espécie e cartões de débito. Todos os endereços podem ser vistos no site do BRB Mobilidade. Quem utiliza o aplicativo BRB Mobilidade também pode adquirir créditos de transporte com o pagamento via Pix no próprio app.
Fonte: Agência Brasília