HIDE

Últimas notícias

latest

Busca por itens perdidos no metrô já pode ser feita via app

O Posto Central de Objetos Achados e Perdidos (Pcoap) da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) guarda cerca de 4 mil obj...



O Posto Central de Objetos Achados e Perdidos (Pcoap) da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) guarda cerca de 4 mil objetos atualmente. Muitas pessoas não resgatam os pertences deixados nas estações ou trens – em junho deste ano, por exemplo, a taxa de devolução foi de 17%. Para facilitar a localização e a busca por parte dos usuários, a companhia implantou uma nova ferramenta, que passa a funcionar nesta segunda-feira (16), por meio do aplicativo Metrô DF.

Disponível para download gratuito pelos sistemas da Apple ou Android, o app agora dispõe de uma área específica para que o usuário possa comunicar a perda de um objeto ou documento, informando a data aproximada e a estação em que ele acredita ter ocorrido a perda, além de uma descrição detalhada do item.

Independentemente de a informação estar completamente certa, os colaboradores do Metrô vão procurar no sistema para verificar se há algum objeto cadastrado com características semelhantes. Tão logo a busca seja realizada, o usuário receberá a resposta – o status pode ser atualizado a qualquer momento por notificação pelo aplicativo.

Ao comparecer ao Posto de Achados e Perdidos para efetivar a retirada do item, o usuário deverá apresentar documentação de identificação civil com foto (carteiras de identidade, de motorista, ou de trabalho, entre outras) e fazer a comprovação da propriedade.

“É um grande facilitador que estamos disponibilizando para os nossos usuários, porque eles vão conseguir entrar em contato mais facilmente com o Metrô e nós faremos um cruzamento com os objetos que nós temos. O nosso grande objetivo, de fato, é devolver os pertences das pessoas”, afirma Maria de Lourdes Galvão, metroviária responsável pelo Posto, desde o início do funcionamento.

Anualmente, cerca de 8 mil objetos e documentos passam pelo Posto de Achados e Perdidos. Os itens podem ficar até 180 dias sob a guarda da companhia. Depois disso, conforme previsto em norma, são encaminhados para doação ou reciclagem.

Fonte: Agência Brasília