“A força, a fé do povo nordestino na figura do vaqueiro e da mulher sertaneja”. Foi com este espetáculo que a Quadrilha Pau Melado, de Samam...
“A força, a fé do povo nordestino na figura do vaqueiro e da mulher sertaneja”. Foi com este espetáculo que a Quadrilha Pau Melado, de Samambaia, se consagrou campeã de Brasília no IX Festival Gonzagão de Quadrilhas Juninas, promovido pela União Junina do Distrito Federal e Entorno (União Junina DFE). O resultado foi divulgado na noite do último domingo (14/7), na grande final da entidade, realizada no estacionamento da Castelo Forte, em Samambaia Sul. Agora, o grupo vencedor se prepara para representar a capital federal no 9º Campeonato Brasileiro, promovido pela Confederação Nacional das Quadrilhas Independentes (Conaqji), que será realizado nos dias 26, 27 e 28 de julho, no Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju, Sergipe. Em segundo e terceiro lugar ficaram as juninas Arrasta Pé e Arcanjos do Cerrado, respectivamente.
A Pau Melado entrou no arraial com 60 pessoas, entre brincantes, dançarinos e equipe de produção. O espetáculo celebrou os 25 anos de história do grupo, que sempre defendeu as raízes nordestinas e a resistência da cultura popular em Brasília. “Foi uma disputa bastante desafiadora. Na grande final, trouxemos a quadrilha completa, com cenário e todos os elementos. Enaltecemos a tradição do que é o movimento junino, com coreografias a todo momento, com brincadeiras, trejeitos e cacoetes coreográficos. Sempre defendendo a nossa raiz”, contou Hamilton Tatu, presidente da Pau Melado.
Com a vitória, o grupo se tornou 11 vezes campeão do Distrito Federal, sendo 3 pela Liga de Quadrilhas Juninas do DF e Entorno (LinqDFE), quatro no extinto concurso Sesi Rede Globo e quatro pela União Junina DFE. Já a nível nacional, o grupo foi 5 vezes campeão do Arraiá Brasil pela Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilha Juninas (Confebraq) e duas vezes no Campeonato Brasileiro realizado pela Confederação Nacional das Quadrilhas Juninas Independentes. “No nacional, vamos investir em personagens marcantes da cultura popular. Aqueles que representam a tradição e a raiz nordestina. A gente pode até não ganhar em Aracaju, mas temos certeza de que o público vai se apaixonar. A Pau Melado traz o traço do que é o verdadeiro São João e mantém viva a identidade de Brasília, que é a nossa Arriúna”, afirmou Hamilton.
História e Trabalho
A Pau Melado foi fundada em 1999 por um grupo de amigos da quadra 106, em Samambaia, e ao longo dos anos, para além dos espetáculos nos arraiais, assumiu também um papel de transformação social com pessoas em vulnerabilidade na Samambaia. O trabalho tem sido reconhecido dentro e fora de Brasília. “Hoje a Pau Melado faz parte do Instituto Amigos do Bem, que oferece diversas atividades às crianças e jovens da comunidade. Eles aprendem balé, judô, futebol, forró, ginástica, jiu-jítsu e outras. Eu posso dizer que somos a única quadrilha junina do Brasil que tem dentro do seu instituto outras modalidades culturais e promove ações de profissionalização das mães”, explicou Tatu.
Fonte: CB