HIDE

Últimas notícias

latest

Projeto oferece carteiras de identificação para pessoas com deficiência

Para proporcionar suporte e legitimação de direitos para pessoas com deficiência, o projeto Carreta da Inclusão estreou ontem, no Guará 2, c...



Para proporcionar suporte e legitimação de direitos para pessoas com deficiência, o projeto Carreta da Inclusão estreou ontem, no Guará 2, com a proposta de oferecer serviços de emissão de carteirinhas de identificação para cidadãos com qualquer tipo de deficiência e para aqueles com transtorno do espectro autista (TEA). "Estou muito feliz pela oportunidade que minha filha e outras pessoas estão recebendo e esperamos que ajude muitas pessoas", disse Cibele Moreira, 34 anos, servidora pública. "Ainda é o começo de uma luta, mas agora temos os nossos direitos reconhecidos e podemos correr atrás deles", destaca Débora Caroline, 28, pessoa com TEA.

A iniciativa solidária foi idealizada pela Secretaria da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Secretaria de Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (SECTI-DF). A primeira RA a receber o projeto foi o Guará, que recepciona a carreta entre 10 e 12 de julho, no estacionamento do CAV, QE 25, ao lado da feira. O projeto chegará a outras cinco regiões administrativas do DF.

Segundo o Secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman, o projeto é considerado uma verdadeira aliança entre a tecnologia e a inclusão. "É um prazer atender esse público e legitimar cada vez mais os direitos deles", destaca Santos. "Projetos como esse facilitam a acessibilidade dessas pessoas aos serviços e a garantia dos seus direitos", adiciona o Secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Santos. Segundo ele, a previsão é de 4 mil entregas de carteiras e uma média de 5 a 6 mil pessoas sendo atendidas dentro desse fluxo.

Além disso, a Diretoria de Emprego e Renda da Secretaria da Pessoa com Deficiência oferecerá suporte àqueles que estão em busca de oportunidades no mercado de trabalho. Este serviço é muito importante para quem enfrenta obstáculos burocráticos ou tem dificuldade em obter informações sobre como acessar seus direitos.

Fonte: Agência Brasília