HIDE

Últimas notícias

latest

Alunos do RenovaDF trabalham nas obras da Avenida Hélio Prates

Importante avenida comercial que liga Ceilândia a Taguatinga, a Hélio Prates está passando por uma transformação com obras de infraestrutura...



Importante avenida comercial que liga Ceilândia a Taguatinga, a Hélio Prates está passando por uma transformação com obras de infraestrutura para requalificar toda a região. Enquanto tratores e equipamentos são utilizados nos serviços mais pesados de drenagem e pavimentação, na segunda etapa da obra, alunos do RenovaDF fazem um trabalho meticuloso, recuperando o tradicional calçamento com pedras portuguesas.

Atualmente, o serviço é feito em um trecho de aproximadamente 1,5 km, que vai da altura do 8º Grupamento de Bombeiro Militar até o cruzamento próximo à Feira Central de Ceilândia. São 250 alunos envolvidos na recuperação do canteiro central da Hélio Prates, divididos em dois turnos de trabalho.

O RenovaDF é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), em parceria com as administrações regionais, e oferece cursos de iniciação profissional aplicados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai). São 240 horas de aula ministradas ao longo de três meses, com carga horária de 4 horas diárias.

Os aprendizes são capacitados profissionalmente em aulas presenciais e práticas com noções básicas na área da construção civil – enquanto aprendem um novo ofício, recuperam espaços e equipamentos públicos. Todos recebem kit uniforme com camiseta, bota, capa de chuva, garrafa d’água, boné e equipamento de proteção individual, além de bolsa no valor de um salário mínimo, auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais.

O titular da Sedet, Thales Mendes, ressalta a importância da qualificação oferecida por meio do RenovaDF para que os participantes se integrem ao mercado profissional. “Esse trabalho valoriza o espaço urbano e proporciona uma transformação significativa na vida dos beneficiados, permitindo que eles adquiram novas habilidades e ocupem as vagas que estão surgindo”, destaca.

Moradora do Sol Nascente, Senhorinha Brito, de 56 anos, viu a chance de recomeçar com a qualificação. Ela está desempregada e começou a sentir alguns sintomas de depressão, que foram superados após o início das aulas. Senhorinha conta que sua idade tem sido usada como argumento para negativas em oportunidades de emprego. Ela acredita, no entanto, que a qualificação irá ajudá-la a encontrar um novo emprego.

“Eu adoro mexer com essas coisas. Eu comecei a trabalhar com 12 anos e ficar parada mexe muito com a gente. Estava começando a ter depressão e passou. Aqui é quase uma terapia”, afirma.

O barbeiro Ronaldo Oliveira, 44, mora em Ceilândia e quando soube do RenovaDF viu a oportunidade de aprender uma nova profissão com o curso de auxiliar de manutenção na área da construção civil, oferecido pelo programa.

“Estou me esforçando porque quero ir para a próxima etapa e me motivou porque alguns dos instrutores já foram alunos. Também é muito bom prestar um serviço de qualidade e ver a cidade renovada”, disse.

A próxima etapa a que Ronaldo se refere é o estágio remunerado do qual, ao final do curso, 20% dos alunos terão a chance de participar. A duração será de 90 dias, período em que poderão aplicar os conhecimentos adquiridos de maneira prática e vivenciar o ambiente profissional real.

Fonte: Agência Brasília