Um memorando circular, emitido pelo Departamento de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), nesta sexta-feira (1/12), desti...
Um memorando circular, emitido pelo Departamento de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), nesta sexta-feira (1/12), destinado ao Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) e aos 1º, 3º e 5º Comando de Policiamento Regional (CPR), solicita o reforço de patrulhamento quanto ao risco de ataques e sequestros de policiais residentes em suas áreas de abrangência, em especial ao 21°BPM (São Sebastião), 17°BPM (Águas Claras) e 3°BPM (Saan).
O comunicado inclui, ainda, residências de policiais penais do sistema federal. Ao CPTran, é solicitado pontos de bloqueio, observação e controle na área do Residencial Mangueiral, nos horários entre 06h e 08h, até a próxima quinta-feira (7/12). A circular também reforça atenção especial aos batalhões supracitados.
Alerta
Em nota pública publicada nesta sexta-feira, a Associação dos Oficiais da PMDF clama ao comando da corporação e às autoridades constituídas do DF que adotem medidas “drásticas e imediatas” para garantir a segurança dos policiais militares e suas famílias.
A nota lembrou da recente tentativa de homicídio praticada contra um policial dentro da 5ª Delegacia de Polícia (Área Central), o que demonstraria que a ameaça é “real e de alto risco”. Um homem invadiu a sede da delegacia e desferiu golpes de faca em um policial que estava de costas, atingindo apenas o colete a prova de balas, sem ferir o agente.
O documento solicita reforço máximo no monitoramento de elementos em prisão domiciliar e daqueles com uso de tornozeleira eletrônica, principalmente os que são conhecidamente ligados a facções criminosas.
Ainda é pedido que os efetivos sejam aglutinados em equipes maiores, evitando duplas ou policiais em postos isolados, bem como plantão permanente por equipe reforçada no Colégio Tiradentes, para a garantia da segurança dos familiares dos agentes.
A associação também solicita que seja oficiado ao Ministério da Justiça a solicitação do reforço da Força Nacional para apoio nas cidades satélites até que a situação seja controlada.