O desconto de 1% no salário de funcionários públicos do Distrito Federal , aprovado pelo Sindser, será aplicado no contracheque de profissio...
O desconto de 1% no salário de funcionários públicos do Distrito Federal, aprovado pelo Sindser, será aplicado no contracheque de profissionais de mais de 30 órgãos do GDF, incluindo autarquias e secretarias.
A contribuição assistencial foi aprovada pelo Sindicato dos Servidores e Empregados da Administração Direta, Fundacional, das Autarquias, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista do Distrito Federal (Sindser) no último dia 3 de outubro.
O desconto de 1% será aplicado nos contracheques dos profissionais não filiados, mas que são integrantes das carreiras representadas pelo Sindser.
Veja, abaixo, os órgãos do GDF dos quais servidores são vinculados ao sindicato:DER;
SLU;
Detran;
Fundação Hemocentro de Brasília;
Fundação Polo Ecológico;
Arquivo Público do Distrito Federal;
Gabinete do governador;
Gabinete do vice-governador;
Jardim Botânico de Brasília;
Polícia Militar do Distrito Federal;
Departamento Metropolitano de Transportes Urbanos;
Lacen;
Ceasa;
Codeplan;
Novacap;
SAB;
TCB;
Secretaria de Agricultura e Abastecimento;
Secretaria de Coordenação das Administrações Regionais;
Secretaria de Esporte e Lazer;
Secretaria de Comunicação Social;
Secretaria de Ação Social;
Secretaria de Cultura;
Secretaria de Saúde;
Secretaria de Fazenda;
Secretaria de Infraestrutura e Obras;
Secretaria de Segurança Pública;
Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico;
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação;
Secretaria de Trabalho e Direitos Humanos;
Secretaria de Turismo;
Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos;
Secretaria de Gestão Administrativa.
Confusão
Os servidores que não concordam com o desconto devem apresentar a declaração desautorizando a aplicação da contribuição sobre o salário até esta quarta-feira (11/10), na sede do Sindser, no Conic.
A aprovação da contribuição assistencial gerou revolta entre profissionais, que formaram longas filas, desde segunda-feira (9/10), no sindicato. Eles alegaram terem sido pegos de surpresa.
Um idoso servidor do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) chegou a ser empurrado e caiu no chão durante a confusão.
Veja:
Diretor do Sindser, André Luiz disse à coluna Grande Angular que o segurança da entidade não empurrou o servidor na manhã desta terça-feira. “Foi um empurra-empurra e o senhor caiu nesse empurra-empurra. Não foi nenhuma agressão, não, tanto que ele saiu de lá sem se desfiliar”, declarou.
“Normalmente, quando tem essas filas e tumulto de gente, tem esses desentendimentos. Mas está tranquilo e o sindicato aumentou o número atendentes e está melhorando lá para agilizar mais as filas. O servidor que não quiser contribuir está no direito dele”, afirmou.
Segundo o diretor do Sindser, a flexibilização do prazo para desautorização da cobrança e os mecanismos desse desconto poderão ser revistos em uma nova assembleia, ainda não marcada.