A Receita Federal paga, nesta sexta-feira (30/6), o segundo lote da restituição do Imposto de Renda (IR). Serão creditados R$ 7,5 bilhões pa...
A Receita Federal paga, nesta sexta-feira (30/6), o segundo lote da restituição do Imposto de Renda (IR). Serão creditados R$ 7,5 bilhões para mais de 5 milhões de contribuintes. As prioridades nesse lote são as pessoas acima de 60 anos, com alguma deficiência ou doença grave. Quem indicou a chave Pix para a restituição ou utilizou a declaração pré-preenchida também entra na lista.
O pagamento será feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF, que foi informada na declaração do IR. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração.
Como consultar?
Para consultar sobre a restituição, basta acessar a página da Receita Federal na internet, clicar em Imposto de Renda e, depois, no Consultar a Restitiuição. A consulta também pode ser feita no aplicativo da Receita, disponível para tablets e smartphones. Se a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como pode acontecer em caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Caso o contribuinte esqueça de resgatar o valor de sua restituição depois desse período, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".