A Secretaria de Desenvolvimento Social e a Defesa Civil abriram dois abrigos temporários para o frio, no Distrito Federal. A iniciativa é vo...
A Secretaria de Desenvolvimento Social e a Defesa Civil abriram dois abrigos temporários para o frio, no Distrito Federal. A iniciativa é voltada para a população em situação de rua, em virtude da queda de temperatura dos últimos dias.
Nesta quinta-feira (29), o DF teve a madrugada mais fria de 2023. No Gama, os termômetros chegaram a registrar 8,6°C. No Plano Piloto, a mínima foi de 10°C. A Defesa Civil emitiu alerta laranja de frio para a capital.
Os abrigos funcionam das 19h às 7h, em dois locais:
Ginásio Bezerrinho (Gama), com 40 vagas;
Escola do Parque da Cidade (Proem), na Quadra 909 da Asa Sul, com 100 vagas
A ação está prevista para durar quatro dias, com possibilidade de ser prorrogada, caso o frio perdure por mais tempo.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, profissionais do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) estão nas ruas orientando e encaminhando as pessoas que aceitarem ir para os abrigos. Nos dois locais, são oferecidos o jantar, o café da manhã, um kit para higiene pessoal, um cobertor e um colchonete.
Segundo o coronel da Defesa Civil, Sandro Gomes, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que as baixas temperaturas permaneçam nos próximos dias, e por isso o alerta laranja.
"O alerta laranja é pra quando as temperaturas ficam abaixo dos 10°C. A baixa temperatura pode trazer um risco a saúde da pessoa. Então, nós montamos esses locais de acolhimento para pessoas vulneráveis para tentar fazer um local de pernoite onde ela não venha a passar esse frio", explica.
Fonte: G1